quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tarte de frutos silvestres

Quem gosta de doces com fruta deve sem dúvida experimentar esta tarte. É óptima e fica com uma apresentação fabulosa. Digna de figurar numa mesa de festa!






Ingredientes:


- 4 ovos
- 1 pacote de natas
- 1 lata de leite condensado
- 1 e 1/2 pacote de bolacha Maria
- 125 g de manteiga
- leite q.b.
- doce de frutos silvestres q.b.
- frutos silvestres q.b.


Preparação da base:


Triture as bolachas no robôt de cozinha.
Aqueça a manteiga no microondas e misture com as bolachas. Adicione leite até obter uma massa moldável (cerca de 2 colheres de sopa). Com este preparado forre uma tarteira com fundo amovível.
Leve ao frigorífico pelo menos durante 30 minutos.


Preparação do recheio:


Comece por bater bem as natas. Junte as gemas e o leite condensado e misture muito bem.
Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado anterior.
Deite este recheio por cima da base de bolacha e leve ao forno a 180 ºC durante 30 minutos (até o recheio estar dourado e consistente).
Deixe arrefecer e coloque no frigorífico.
No dia em que quiser servir a tarte, trate da cobertura.


Preparação da cobertura:


Barre o recheio da tarte com doce de frutos silvestres (ou doce de morango, ou de amora, conforme preferir). Finalize cobrindo a tarte com frutos silvestres a gosto.

Bife grelhado com azeite e alho

Descobri há pouco tempo esta forma de temperar bifes aqui e desde então tem sido a mais frequente na minha cozinha! É muito rápido e resulta muito bem! O acompanhamento demora um pouco mais, mas é uma alternativa saborosa e saudável face a um arroz seco sem piada ou umas batatas fritas que nos fazem tão mal!






Ingredientes para 2 pessoas:


- 2 bifes de novilho da vazia
- 3 dentes de alho
- 1 raminho de salsa
- sal a gosto
- pimenta a gosto
- azeite a gosto
- 4 batatas médias
- 5 folhas de couve galega




Preparação:


Comece pelo acompanhamento:


Lave bem as batatas, esfregando-as, e corte-as em rodelas. Ponha a cozer em água temperada com sal. Assim que estiverem cozidas, escorra-as e coloque-as a grelhar numa chapa quente. Deixe-as ganhar alguma corte de ambos os lados e retire do lume.
Entretanto corte a couve em juliana, lave bem e ponha também a cozer em água temperada com sal, sem tapar o tacho para que fique bem verde. Quando estiver cozida, escorra-a e reserve. Pique um dente de alho para um tacho, cubra com azeite, e assim que o alho alourar junte a couve e mexa. Deixe saltear apenas 1 ou 2 minutos. O acompanhamento está pronto.


Bifes:


Pique 2 dentes de alho e a salsa para um pequeno recipiente, regue com azeite, e misture bem.
Aqueça bem a grelha e coloque os bifes, temperando com sal e pimenta. Grelhe dos 2 lados, mas com cuidado para não deixar secar a carne demasiado.
Coloque os bifes no prato ou travessa, onde anteriormente já dispôs as batatas e a couve, e regue generosamente com a mistura de azeite, alho e salsa. Sirva imediatamente!