sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Massa "cor-de-laranja"


Lembro-me de ser criança e de dizer que uma das minhas comidas preferidas era massa cor-de-laranja. Esta massa não era mais que uma simples massa com carne estufada que a minha mãe ou avó faziam e que ficava com um molhinho delicioso cor-de-laranja. Então se sobrasse e tivesse de a comer no dia a seguir aquecida ainda gostava mais!
Toda a gente deve saber fazer isto em casa, de tão básico que é, mas como esta comida me traz boas lembranças decidi postá-la aqui!




Ingredientes para 4 pessoas:


500g de carne de porco para estufar
1/2 chouriça (se for caseira, ainda melhor)
1 cebola
1 dente de alho
1/2 pacote de polpa de tomate
2 cenouras pequenas
1 chávena de ervilhas
350g de esparguete
sal q.b.
azeite q.b.
colorau ou pimentão doce q.b.

Preparação:

Corte a carne em pedaços e a chouriça em rodelas. Corte a cenoura em cubos pequenos.
Pique a cebola e o alho para um tacho e regue com azeite. Deixe refogar um pouco, e junte a carne, a chouriça e a polpa de tomate. Tempere com sal e colorau, acrescente um pouco de água e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos.
Ao fim desse tempo junte a cenoura, as ervilhas e o esparguete partido ao meio. Se necessário, acrescente mais água, mas não em demasia para evitar ficar aguado. Rectifique os temperos, e assim que a massa estiver cozida desligue o fogão e sirva!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Muffins de Chocolate

Esta receita vinha numa tablete de chocolate de culinária Nestlé. Já fiz estes muffins várias vezes, e saem sempre bem.
Fazem-me lembrar uns queques que se vendiam nas catacumbas do Campus da Universidade de Aveiro. Sabiam abundantemente a chocolate, eram fofinhos e tinham pepitas de chocolate no meio da massa... Nhamm! Eram os próprios donos da padaria que aí existia que vendiam pão, pizza e vários bolinhos a preços mais convidativos do que nos bares dos departamentos. No último ano do curso, as instalações da padaria mudaram-se para um novo edifício na "Cantina Nova". Claro que será impressão minha, mas parece que nessa altura os ditos queques já não sabiam ao mesmo!
Bons velhos tempos!


Ingredientes:

1 tablete de chocolate para culinária (200g)
200g de farinha
125g de açúcar amarelo
2 ovos
75g de manteiga amolecida
9 c. sopa de leite
3 c. sopa de cacau em pó
1 c. chá de fermento em pó

Preparação:

Ligue o forno a 180ºC.
Abra a embalagem do chocolate e parta 2/3 do conteúdo em quadradinhos. Pique-os na picadora. *
Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Bata os ovos com o leite, junte ao creme anterior e mexa.
Misture a farinha com o fermento e o cacau, adicione à mistura anterior e bata bem.
Junte o chocolate picado e misture.
Coloque uma forma de papel em cada forminha para muffins. Divida a massa pelas forminhas (a massa dá para cerca de 12 muffins, embora quase sempre dê para mais 2 ou 3) e leve ao forno durante 20 minutos.

* Para que o chocolate fique em bocadinhos pequeninos de forma a senti-los na massa, costumo picar o chocolate com uma faca em cima de uma toalha, e não na picadora.