domingo, 30 de janeiro de 2011

Pimentos salteados com croutons tostados

Este prato é uma descoberta recente. Não lhe chamaria um prato, dada a sua simplicidade e rapidez de execução. Mesmo assim decidi colocá-lo aqui, por ser uma ideia diferente e agradável de comer pimentos. Durante todo o Verão saíram da horta da minha avó muitos pimentos, então era preciso inventar maneiras de os gastar. A minha mãe começou a salteá-los e a servi-los como acompanhamento de variados pratos. Entretanto surgiu a ideia de acrescentar os croutons de trigo, o que lhe confere uma natureza crocante muito agradável. Nesta altura já não há pimentos na horta, mas usei pimentos que congelei na altura e o resultado foi semelhante.

Ingredientes:

1 Pimento (pode usar vermelho, verde ou amarelo ou uma mistura de todos)
Azeite q. b.
Orégãos q. b.
Sal q. b.
Pimenta q. b.
Croutons tostados de trigo q. b.

Preparação:

Corte o pimento em tiras com cerca de 2 por 1 cm.
Cubra o fundo de uma frigideira com azeite. Deixe aquecer e acrescente os pimentos, deixando saltear. Tempere com sal, pimenta e orégãos e vá mexendo. Quando os pimentos tiverem um aspecto ligeiramente tostado e enrugado desligue o bico do fogão. Adicione logo de seguida os croutons de trigo,mexa e deixe que absorvam o azeite da frigideira.
Sirva como entrada ou como acompanhamento de grelhados de peixe ou carne.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Massa fresca com frango e legumes

Numa manhã de férias o ZP assistiu na Praça da Alegria à preparação desta receita. Não apontou quantidades, mas uns dias mais tarde mostrou vontade de a preparar. Eu consenti logo, claro!
A partir daí, já a repetimos várias vezes. Para além de muito saborosa, é prática (não é necessário temperar a carne antes) e é rápida de preparar. É também muito versátil pois pode-se substituir o frango por perú, bacon, salmão, ou aquilo que tivermos no frigorífico sem destino certo.


Ingredientes (2 pessoas):


2 bifes de frango
1 pacote de massa fresca
1 tomate pequeno
1 cebola pequena
1/4 de um pimento vermelho
1/4 de um brócolo
salsa fresca q. b.
amêndoa ralada/laminada q. b.
sal q. b.
azeite q. b.
pimenta em pó q. b.
alho em pó q. b.
açafrão q. b.

Preparação:

Retire a pele ao tomate e corte em pequenos cubos. Corte também em cubos o pimento e os bifes e corte a cebola em tiras finas. Corte também os brócolos em pequenos pedaços (pode utilizar brócolos pouco cozidos, ou crus se forem congelados).
Coza a massa em água a ferver com sal de acordo com as instruções da embalagem. Quando estiver cozida escorra-a e reserve-a.
Entretanto cubra o fundo de uma frigideira larga ou de uma caçarola com azeite, leve ao lume, e quando estiver quente coloque o frango. Tempere com sal, pimenta, alho em pó e açafrão. Assim que estiver a ganhar cor, acrescente a cebola e o tomate. De seguida acrescente o pimento e os brócolos e deixe cozinhar até que fiquem macios. Depois coloque a amêndoa e rectifique os temperos.
Por fim misture no preparado anterior a massa já cozida, polvilhe com salsa picada e sirva de imediato!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Bolo de Noz

Esta receita já é presença assídua na nossa mesa de Natal ou de Ano Novo há alguns anos. Como a massa se torna pesada por causa da noz, gosto de fazer este bolo sobretudo no inverno.
As quantidades indicadas resultam num bolo pequeno. Mas poderá perfeitamente dobrar as quantidades para fazer um bolo de tamanho normal.

Ingredientes:

150g de açúcar
150g de margarina
3 ovos
150g de farinha
1 cálice de vinho do Porto
100g de miolo de noz

chocolate de culinária
natas

Preparação:

Pique as nozes muito miudinhas.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme e junte os ovos um a um batendo entre cada um.
Junte a farinha, depois o vinho do Porto e no final as nozes picadas.
Deite em forma untada e polvilhada com farinha e coza em forno médio durante cerca de 45 minutos.

Depois do bolo estar frio, recheie e cubra com chocolate de culinária derretido com natas, e decore com meias nozes (podem ser caramelizadas).