quinta-feira, 24 de março de 2011

Arroz de Espigos

Este arroz é bem simples de fazer e acompanha muito um grelhado.
Por esta altura ainda vai havendo grelos e espigos na horta da minha avó, que por regra, acabam a encher a prateleira de legumes do meu frigorífico. Já chateia comê-los sempre cozidos, por isso desta vez decidi incluí-los num arroz cremoso que acompanhou na perfeição uns bifinhos de vitela.
Não aconselho que substituam os espigos de couve por grelos, principalmente os de nabo, pois tornam o arroz muito amargo.



Ingredientes para 2 pessoas:

1 ramo de espigos (de couve galega, por ex.)
1 chávena de arroz carolino
1/2 cebola
2,5 chávenas de água
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Lave e prepare os espigos, guardando apenas as hastes mais finas e tenras. Dê-lhes uma fervura rápida (não mais que 1 ou 2 minutos), escorra-os e reserve-os.
Entretanto comece o arroz. Pique a cebola finamente para um tacho e regue-a com azeite. Leve ao lume, deixando alourar. Junte a água, e assim  que levantar fervura, acrescente o arroz e mexa. Adicione a polpa de tomate, tempere com o sal e deixe cozer em lume brando. Cerca de 8 minutos depois junte os espigos e deixe acabar de cozer o arroz.
Sirva de imediato!

Pãezinhos com geleia

Após uma longa ausência do blog trago aqui uma sugestão de uns bolinhos para acompanhar um chá. As medidas originais eram um pouco estranhas, e foi preciso ajustar a quantidade de um ou outro ingrediente. A receita original estava num caderno antigo da minha cunhada M.
Os pãezinhos saíram um pouco salgados, pois a receita pedia 1/2 colher de chá de sal. Quem provou sugeriu reduzir a quantidade de sal, ou até eliminá-la por completo.



Ingredientes:

- 2 chávenas de farinha
- 3 colheres (chá) de fermento
- 1 colher (café) de canela
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 6 colheres (sopa) de manteiga
- 1 ovo
- 1/3 chávena de leite
- 1 pitadinha de sal

Preparação:

Peneire a farinha com o fermento, o sal, a canela e o açúcar.
Bata muito bem a manteiga; adicione o ovo batido e volte a bater.
Adicione a mistura da farinha com os outros ingredientes e vá misturando, alternando com o leite.
Mexa muito bem com um garfo para ligar tudo, e amasse depois com as mãos. Forme rolos e corte em rodelas com cerca de 1,5 cm.
Faça com o dedo pressão no centro de cada rodela, e coloque na cova formada um pouco de geleia*.
Leve ao forno quente durante aproximadamente 10 minutos.

* Inventei um bocado: em vez de geleia, usei em alguns bolinhos doce de abóbora e curd de limão (receita neste blog onde me inspiro diariamente). Ficaram bonitos, mas em termos de sabor os de geleia ficaram melhor!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Rancho

Desta vez deixo aqui a sugestão de um prato bem português. Gosto de comidas assim, em que sujando apenas um tacho temos todos os ingredientes que fazem uma refeição ser completa. Neste caso conseguimos juntar no mesmo tacho 5 dos 7 grupos da roda dos alimentos: os cereais, a carne, os legumes, as leguminosas e as gorduras. Mas claro, apesar do alto teor em fibras, o elevado valor calórico não permite que seja um prato para todos os dias!



Ingredientes para 4 pessoas:

- 500g de carne de vitela
- 100g de toucinho (usei bacon)
- 1/2 chouriço (usei chourição)
- 1 lata pequena de grão-de-bico cozido
- 200g de massa (tradicionalmente cotovelos)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1 cenoura
- 4 folhas de couve portuguesa
- 1/4 de couve lombarda
- azeite q.b.
- colorau q.b.
- sal q.b.
- 1 folha de louro
- 1 caldo de galinha
- 1/2 copo de vinho branco

Preparação:

Comece por picar a cebola e os dentes de alho para um tacho. Regue com azeite, coloque uma folha de louro e deixe refogar um pouco. Acrescente a carne de vitela cortada em cubos, o chouriço em rodelas, o toucinho em tiras e a polpa de tomate. Tempere com sal e colorau, junte o caldo de galinha e o vinho e deixe a carne cozinhar durante cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando.
Ao fim desse tempo acrescente água (apenas a suficiente para cozer a massa - é preferível deitar pouca água e ir verificando se é necessário mais) e quando começar a ferver junte a cenoura às rodelas e a massa (eu não tinha em casa cotovelos, por isso teve de ser farfalle).
Cerca de 10 minutos depois acrescente o grão de bico e as couves cortadas em pequenos pedaços. Assim que que estiverem cozidas pode retirar do lume e servir!