quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tarte de frutos silvestres

Quem gosta de doces com fruta deve sem dúvida experimentar esta tarte. É óptima e fica com uma apresentação fabulosa. Digna de figurar numa mesa de festa!






Ingredientes:


- 4 ovos
- 1 pacote de natas
- 1 lata de leite condensado
- 1 e 1/2 pacote de bolacha Maria
- 125 g de manteiga
- leite q.b.
- doce de frutos silvestres q.b.
- frutos silvestres q.b.


Preparação da base:


Triture as bolachas no robôt de cozinha.
Aqueça a manteiga no microondas e misture com as bolachas. Adicione leite até obter uma massa moldável (cerca de 2 colheres de sopa). Com este preparado forre uma tarteira com fundo amovível.
Leve ao frigorífico pelo menos durante 30 minutos.


Preparação do recheio:


Comece por bater bem as natas. Junte as gemas e o leite condensado e misture muito bem.
Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado anterior.
Deite este recheio por cima da base de bolacha e leve ao forno a 180 ºC durante 30 minutos (até o recheio estar dourado e consistente).
Deixe arrefecer e coloque no frigorífico.
No dia em que quiser servir a tarte, trate da cobertura.


Preparação da cobertura:


Barre o recheio da tarte com doce de frutos silvestres (ou doce de morango, ou de amora, conforme preferir). Finalize cobrindo a tarte com frutos silvestres a gosto.

Bife grelhado com azeite e alho

Descobri há pouco tempo esta forma de temperar bifes aqui e desde então tem sido a mais frequente na minha cozinha! É muito rápido e resulta muito bem! O acompanhamento demora um pouco mais, mas é uma alternativa saborosa e saudável face a um arroz seco sem piada ou umas batatas fritas que nos fazem tão mal!






Ingredientes para 2 pessoas:


- 2 bifes de novilho da vazia
- 3 dentes de alho
- 1 raminho de salsa
- sal a gosto
- pimenta a gosto
- azeite a gosto
- 4 batatas médias
- 5 folhas de couve galega




Preparação:


Comece pelo acompanhamento:


Lave bem as batatas, esfregando-as, e corte-as em rodelas. Ponha a cozer em água temperada com sal. Assim que estiverem cozidas, escorra-as e coloque-as a grelhar numa chapa quente. Deixe-as ganhar alguma corte de ambos os lados e retire do lume.
Entretanto corte a couve em juliana, lave bem e ponha também a cozer em água temperada com sal, sem tapar o tacho para que fique bem verde. Quando estiver cozida, escorra-a e reserve. Pique um dente de alho para um tacho, cubra com azeite, e assim que o alho alourar junte a couve e mexa. Deixe saltear apenas 1 ou 2 minutos. O acompanhamento está pronto.


Bifes:


Pique 2 dentes de alho e a salsa para um pequeno recipiente, regue com azeite, e misture bem.
Aqueça bem a grelha e coloque os bifes, temperando com sal e pimenta. Grelhe dos 2 lados, mas com cuidado para não deixar secar a carne demasiado.
Coloque os bifes no prato ou travessa, onde anteriormente já dispôs as batatas e a couve, e regue generosamente com a mistura de azeite, alho e salsa. Sirva imediatamente!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Bolo Colchão de Noiva

No dia 19 de Julho o meu filhote festejou o seu 1º aniversário! No domingo seguinte juntámos a família e alguns amigos num parque de merendas para comemorar esta data tão importante. Claro que quis ser eu a fazer o bolo de aniversário! 
Ingredientes (bolo):
- 150g açúcar
- 6 ovos
- 100g fécula de batata
- 1 colher (sopa) de farinha
- 1 colher (chá) de fermento
- sumo de 1/2 limão

Preparação (bolo):
Bata as claras em castelo.
Bata bem o açúcar e as gemas. Adicione a farinha, a fécula e o sumo de limão. Envolva as claras neste preparado e leve ao forno num tabuleiro untado previamente e polvilhado com farinha. (Temperatura 200ºC durante 20 minutos)
Este bolo fica muito fofinho. Depois pode-se rechear e cobrir com doce de ovos, leite-creme (caseiro ou instantâneo) ou chocolate. Pode-se ainda colocar côco ralado. Eu cobri com uma espécie de creme de pasteleiro:

Ingredientes (cobertura):
- 1/2 L leite
- 3 gemas
- 150g açúcar
- 3 colheres (sopa) de maizena
- 1 saqueta de açúcar baunilhado
 

- 1 casca de limão

Preparação (cobertura):
Numa panela coloque a maizena e dissolva-a numa pequena porção do leite. Gradualmente deite o restante leite até dissolver bem a maizena, e leve a panela ao lume. Deite o açúcar e mexa bem. Quando o creme já estiver espesso, junte as gemas (mexidas previamente) e o açúcar baunilhado, mexendo sempre. Deixe arrefecer e utilize o creme para cobrir e/ou rechear o bolo. Depois, é só decorar a gosto!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Arroz de Espigos

Este arroz é bem simples de fazer e acompanha muito um grelhado.
Por esta altura ainda vai havendo grelos e espigos na horta da minha avó, que por regra, acabam a encher a prateleira de legumes do meu frigorífico. Já chateia comê-los sempre cozidos, por isso desta vez decidi incluí-los num arroz cremoso que acompanhou na perfeição uns bifinhos de vitela.
Não aconselho que substituam os espigos de couve por grelos, principalmente os de nabo, pois tornam o arroz muito amargo.



Ingredientes para 2 pessoas:

1 ramo de espigos (de couve galega, por ex.)
1 chávena de arroz carolino
1/2 cebola
2,5 chávenas de água
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Lave e prepare os espigos, guardando apenas as hastes mais finas e tenras. Dê-lhes uma fervura rápida (não mais que 1 ou 2 minutos), escorra-os e reserve-os.
Entretanto comece o arroz. Pique a cebola finamente para um tacho e regue-a com azeite. Leve ao lume, deixando alourar. Junte a água, e assim  que levantar fervura, acrescente o arroz e mexa. Adicione a polpa de tomate, tempere com o sal e deixe cozer em lume brando. Cerca de 8 minutos depois junte os espigos e deixe acabar de cozer o arroz.
Sirva de imediato!

Pãezinhos com geleia

Após uma longa ausência do blog trago aqui uma sugestão de uns bolinhos para acompanhar um chá. As medidas originais eram um pouco estranhas, e foi preciso ajustar a quantidade de um ou outro ingrediente. A receita original estava num caderno antigo da minha cunhada M.
Os pãezinhos saíram um pouco salgados, pois a receita pedia 1/2 colher de chá de sal. Quem provou sugeriu reduzir a quantidade de sal, ou até eliminá-la por completo.



Ingredientes:

- 2 chávenas de farinha
- 3 colheres (chá) de fermento
- 1 colher (café) de canela
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 6 colheres (sopa) de manteiga
- 1 ovo
- 1/3 chávena de leite
- 1 pitadinha de sal

Preparação:

Peneire a farinha com o fermento, o sal, a canela e o açúcar.
Bata muito bem a manteiga; adicione o ovo batido e volte a bater.
Adicione a mistura da farinha com os outros ingredientes e vá misturando, alternando com o leite.
Mexa muito bem com um garfo para ligar tudo, e amasse depois com as mãos. Forme rolos e corte em rodelas com cerca de 1,5 cm.
Faça com o dedo pressão no centro de cada rodela, e coloque na cova formada um pouco de geleia*.
Leve ao forno quente durante aproximadamente 10 minutos.

* Inventei um bocado: em vez de geleia, usei em alguns bolinhos doce de abóbora e curd de limão (receita neste blog onde me inspiro diariamente). Ficaram bonitos, mas em termos de sabor os de geleia ficaram melhor!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Rancho

Desta vez deixo aqui a sugestão de um prato bem português. Gosto de comidas assim, em que sujando apenas um tacho temos todos os ingredientes que fazem uma refeição ser completa. Neste caso conseguimos juntar no mesmo tacho 5 dos 7 grupos da roda dos alimentos: os cereais, a carne, os legumes, as leguminosas e as gorduras. Mas claro, apesar do alto teor em fibras, o elevado valor calórico não permite que seja um prato para todos os dias!



Ingredientes para 4 pessoas:

- 500g de carne de vitela
- 100g de toucinho (usei bacon)
- 1/2 chouriço (usei chourição)
- 1 lata pequena de grão-de-bico cozido
- 200g de massa (tradicionalmente cotovelos)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1 cenoura
- 4 folhas de couve portuguesa
- 1/4 de couve lombarda
- azeite q.b.
- colorau q.b.
- sal q.b.
- 1 folha de louro
- 1 caldo de galinha
- 1/2 copo de vinho branco

Preparação:

Comece por picar a cebola e os dentes de alho para um tacho. Regue com azeite, coloque uma folha de louro e deixe refogar um pouco. Acrescente a carne de vitela cortada em cubos, o chouriço em rodelas, o toucinho em tiras e a polpa de tomate. Tempere com sal e colorau, junte o caldo de galinha e o vinho e deixe a carne cozinhar durante cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando.
Ao fim desse tempo acrescente água (apenas a suficiente para cozer a massa - é preferível deitar pouca água e ir verificando se é necessário mais) e quando começar a ferver junte a cenoura às rodelas e a massa (eu não tinha em casa cotovelos, por isso teve de ser farfalle).
Cerca de 10 minutos depois acrescente o grão de bico e as couves cortadas em pequenos pedaços. Assim que que estiverem cozidas pode retirar do lume e servir!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Massa "cor-de-laranja"


Lembro-me de ser criança e de dizer que uma das minhas comidas preferidas era massa cor-de-laranja. Esta massa não era mais que uma simples massa com carne estufada que a minha mãe ou avó faziam e que ficava com um molhinho delicioso cor-de-laranja. Então se sobrasse e tivesse de a comer no dia a seguir aquecida ainda gostava mais!
Toda a gente deve saber fazer isto em casa, de tão básico que é, mas como esta comida me traz boas lembranças decidi postá-la aqui!




Ingredientes para 4 pessoas:


500g de carne de porco para estufar
1/2 chouriça (se for caseira, ainda melhor)
1 cebola
1 dente de alho
1/2 pacote de polpa de tomate
2 cenouras pequenas
1 chávena de ervilhas
350g de esparguete
sal q.b.
azeite q.b.
colorau ou pimentão doce q.b.

Preparação:

Corte a carne em pedaços e a chouriça em rodelas. Corte a cenoura em cubos pequenos.
Pique a cebola e o alho para um tacho e regue com azeite. Deixe refogar um pouco, e junte a carne, a chouriça e a polpa de tomate. Tempere com sal e colorau, acrescente um pouco de água e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos.
Ao fim desse tempo junte a cenoura, as ervilhas e o esparguete partido ao meio. Se necessário, acrescente mais água, mas não em demasia para evitar ficar aguado. Rectifique os temperos, e assim que a massa estiver cozida desligue o fogão e sirva!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Muffins de Chocolate

Esta receita vinha numa tablete de chocolate de culinária Nestlé. Já fiz estes muffins várias vezes, e saem sempre bem.
Fazem-me lembrar uns queques que se vendiam nas catacumbas do Campus da Universidade de Aveiro. Sabiam abundantemente a chocolate, eram fofinhos e tinham pepitas de chocolate no meio da massa... Nhamm! Eram os próprios donos da padaria que aí existia que vendiam pão, pizza e vários bolinhos a preços mais convidativos do que nos bares dos departamentos. No último ano do curso, as instalações da padaria mudaram-se para um novo edifício na "Cantina Nova". Claro que será impressão minha, mas parece que nessa altura os ditos queques já não sabiam ao mesmo!
Bons velhos tempos!


Ingredientes:

1 tablete de chocolate para culinária (200g)
200g de farinha
125g de açúcar amarelo
2 ovos
75g de manteiga amolecida
9 c. sopa de leite
3 c. sopa de cacau em pó
1 c. chá de fermento em pó

Preparação:

Ligue o forno a 180ºC.
Abra a embalagem do chocolate e parta 2/3 do conteúdo em quadradinhos. Pique-os na picadora. *
Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Bata os ovos com o leite, junte ao creme anterior e mexa.
Misture a farinha com o fermento e o cacau, adicione à mistura anterior e bata bem.
Junte o chocolate picado e misture.
Coloque uma forma de papel em cada forminha para muffins. Divida a massa pelas forminhas (a massa dá para cerca de 12 muffins, embora quase sempre dê para mais 2 ou 3) e leve ao forno durante 20 minutos.

* Para que o chocolate fique em bocadinhos pequeninos de forma a senti-los na massa, costumo picar o chocolate com uma faca em cima de uma toalha, e não na picadora.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Pimentos salteados com croutons tostados

Este prato é uma descoberta recente. Não lhe chamaria um prato, dada a sua simplicidade e rapidez de execução. Mesmo assim decidi colocá-lo aqui, por ser uma ideia diferente e agradável de comer pimentos. Durante todo o Verão saíram da horta da minha avó muitos pimentos, então era preciso inventar maneiras de os gastar. A minha mãe começou a salteá-los e a servi-los como acompanhamento de variados pratos. Entretanto surgiu a ideia de acrescentar os croutons de trigo, o que lhe confere uma natureza crocante muito agradável. Nesta altura já não há pimentos na horta, mas usei pimentos que congelei na altura e o resultado foi semelhante.

Ingredientes:

1 Pimento (pode usar vermelho, verde ou amarelo ou uma mistura de todos)
Azeite q. b.
Orégãos q. b.
Sal q. b.
Pimenta q. b.
Croutons tostados de trigo q. b.

Preparação:

Corte o pimento em tiras com cerca de 2 por 1 cm.
Cubra o fundo de uma frigideira com azeite. Deixe aquecer e acrescente os pimentos, deixando saltear. Tempere com sal, pimenta e orégãos e vá mexendo. Quando os pimentos tiverem um aspecto ligeiramente tostado e enrugado desligue o bico do fogão. Adicione logo de seguida os croutons de trigo,mexa e deixe que absorvam o azeite da frigideira.
Sirva como entrada ou como acompanhamento de grelhados de peixe ou carne.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Massa fresca com frango e legumes

Numa manhã de férias o ZP assistiu na Praça da Alegria à preparação desta receita. Não apontou quantidades, mas uns dias mais tarde mostrou vontade de a preparar. Eu consenti logo, claro!
A partir daí, já a repetimos várias vezes. Para além de muito saborosa, é prática (não é necessário temperar a carne antes) e é rápida de preparar. É também muito versátil pois pode-se substituir o frango por perú, bacon, salmão, ou aquilo que tivermos no frigorífico sem destino certo.


Ingredientes (2 pessoas):


2 bifes de frango
1 pacote de massa fresca
1 tomate pequeno
1 cebola pequena
1/4 de um pimento vermelho
1/4 de um brócolo
salsa fresca q. b.
amêndoa ralada/laminada q. b.
sal q. b.
azeite q. b.
pimenta em pó q. b.
alho em pó q. b.
açafrão q. b.

Preparação:

Retire a pele ao tomate e corte em pequenos cubos. Corte também em cubos o pimento e os bifes e corte a cebola em tiras finas. Corte também os brócolos em pequenos pedaços (pode utilizar brócolos pouco cozidos, ou crus se forem congelados).
Coza a massa em água a ferver com sal de acordo com as instruções da embalagem. Quando estiver cozida escorra-a e reserve-a.
Entretanto cubra o fundo de uma frigideira larga ou de uma caçarola com azeite, leve ao lume, e quando estiver quente coloque o frango. Tempere com sal, pimenta, alho em pó e açafrão. Assim que estiver a ganhar cor, acrescente a cebola e o tomate. De seguida acrescente o pimento e os brócolos e deixe cozinhar até que fiquem macios. Depois coloque a amêndoa e rectifique os temperos.
Por fim misture no preparado anterior a massa já cozida, polvilhe com salsa picada e sirva de imediato!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Bolo de Noz

Esta receita já é presença assídua na nossa mesa de Natal ou de Ano Novo há alguns anos. Como a massa se torna pesada por causa da noz, gosto de fazer este bolo sobretudo no inverno.
As quantidades indicadas resultam num bolo pequeno. Mas poderá perfeitamente dobrar as quantidades para fazer um bolo de tamanho normal.

Ingredientes:

150g de açúcar
150g de margarina
3 ovos
150g de farinha
1 cálice de vinho do Porto
100g de miolo de noz

chocolate de culinária
natas

Preparação:

Pique as nozes muito miudinhas.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme e junte os ovos um a um batendo entre cada um.
Junte a farinha, depois o vinho do Porto e no final as nozes picadas.
Deite em forma untada e polvilhada com farinha e coza em forno médio durante cerca de 45 minutos.

Depois do bolo estar frio, recheie e cubra com chocolate de culinária derretido com natas, e decore com meias nozes (podem ser caramelizadas).